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Como criar uma loja virtual!

| 16/09/2013 13:21:07

Para criar uma loja virtual tem diversos modos e maneiras e muitos fornecedores de criação de loja virtual prometem como políticos. Mas antes de pensar como criar uma loja virtual o empreendedor deve ter em mente que na Internet a concorrência é muito maior do que no mundo real.

Para criar uma loja virtual tem diversos modos e maneiras e muitos fornecedores de criação de loja virtual prometem como políticos. Mas antes de pensar como criar uma loja virtual o empreendedor deve ter em mente que na Internet a concorrência é muito maior do que no mundo real. O internauta ao entrar na internet tem a possibilidade de em poucos cliques comparar diversos preços de diversos locais e pode desistir de comprar em seu site em um instante, se fosse uma loja real teria de se locomover e talvez por causa disso comprasse ali mesmo. A fidelização de compradores na loja virtual é a estratégia primária para uma loja virtual manter-se lucrativa. Assim como em uma loja física manter os clientes fiéis e fazer ele retorna á loja é mais importante do que vender apenas uma vez, como um cliente chama outro então uma boa loja sempre vai atrair consumidores. LOJAS VIRTUAIS DE ALUGUEL Apesar de ser limitado, o aluguel de loja virtual é bem mais barato que contratar um profissional para criar sua loja, a desvantagem é de que esse aluguel tem bem menos recursos do que uma loja própria. Elas possuem recursos variados, como por exemplo, seguro na compra e venda, cadastro de clientes, recursos de divulgação de loja e muitos outros. Para alguns empreendedores o aluguel de loja virtual é uma ótima alternativa, principalmente quando se pretende testar os recursos e começar a lidar com lojas virtuais. Para outros empreendedores que necessitam de uma loja virtual que tem necessidades específicas e não possuem tempo para comparar diversas lojas de aluguel, a contratação de criação de uma loja virtual é a melhor escolha. A primeira coisa a se fazer para criar a loja virtual é fazer uma pesquisa e comparar todas as lojas disponíveis e testar. Ao encontrar o site que alugue a loja faça o cadastro e se certifique de que o site que aluga oferece um tempo de teste grátis para conhecer os serviços. Ao assinar o aluguel geralmente há planos com tempos determinados, podem variar de meses até anos. Por isso é fundamental escolher para não ter de pagar um aluguel e depois cancelar, parar as vendas virtuais, e ter todo o trabalho para começar outra loja e perder tempo e clientes. Pense nisto! LOJAS VIRTUAIS PERSONALIZADAS Ter uma loja virtual personalizada é algo fundamental para a maioria das empresas e empreendimentos. Alugar ou usar serviços que não tenha todas ou as principais funcionalidades de que o seu site precisa em certos casos pode resultar em pouco desempenho e como conseqüência a falta de lucro. Em um site personalizado a quantidade de recursos que podem ser usadas são tão variados que é preciso escolher a dedo o que implantar em seu site. 7 PASSOS PARA CRIAR UMA LOJA VIRTUAL Escolha do domínio A primeira coisa para implantar a sua loja virtual online é escolher um domínio .com ou .com.br, seu site vai ficar algo como www.seusite.com ou www.seusite.com.br! Existem diversos sites que vendem domínios, cada um deles tem o seu preço e condições, reserve tempo para comparar cada um deles e escolher a melhor opção. Talvez já tenha um nome, a identidade visual, e o endereço para cadastrar, mas, verifique se já existe o endereço que você deseja e se existir terá de escolher outro endereço para o seu site. Há casos onde o empreendedor divulga o nome do site antes mesmo de criar ele e publicar em materiais de publicidade, isso seria um prejuízo e tanto para refazer tudo. Escolha da empresa de hospedagem A segunda é procurar uma empresa de hospedagem que irá guardar o seu site juntamente com os arquivos relacionados com ele. Escolha e compare, não será uma escolha fácil,escolha com paciência. Algumas são grátis, outras pagas, outras possuem mais recursos que outras, algumas são mais baratas e outras caras, tudo depende de como irá usar o seu site. Em caso de dúvida entre em contato com a hospedagem e tire suas dúvidas antes de fechar a hospedagem. Escolha da empresa de criação da loja virtual A terceira é escolher uma empresa que irá criar a sua loja virtual. Em sua região pode haver diversas agências de criação de sites e também profissionais freelancers, escolha com paciência e compare todas as opções possíveis. Sistema de recebimento das vendas. A quarta é definir como será definir o meio de pagamento da sua loja virtual. Escolha as suas melhores e mais convenientes formas de recebimento e pagamento e prepare tudo para que funcione de modo correto. A princípio é recomendável usar o Paypal ou o PagSeguro, que intercedem com total segurança as transações da sua loja virtual, mais adiante depois de criada e usada a sua loja você pode criar os próprios sistemas de recebimentos e pagamentos. Canal de Comunicação com o cliente A quinta é definir os canais de comunicação com os seus clientes e um serviço de atendimento eficiente. Resolver problemas, tirar dúvidas, passar valores da empresa e tudo mais que reflita na confiança entre o consumidor e sua empresa no mundo virtual é muito importante. A confiança é o principal motivo que mantêm a relação entre um consumidor e sua empresa, ninguém compraria em uma loja que só gera dor de cabeça e não cumpra as entregas. Segurança da loja virtual A sexta é manter a segurança da sua loja em dia. Consulte o profissional e/ou empresa contratada e verifique toda a segurança, uma invasão ou vulnerabilidade lhe custaria muito podendo até perder dados de compras, dados de produtos e outros dados vitais para o seu negócio. Dependendo da gravidade do problema pode chegar ao nível de ter de remontar o site novamente por causa de problemas de segurança, verifique medidas que podem ser feitas com a empresa e/ou profissional contratado ou empresa. Otimização para mecanismos de buscas (SEO) A sétima é otimizar o site para sistemas de busca da Internet. Seu site ficará mais visível nos buscadores gerando mais visitas e como conseqüências gerando mais clientes. Não é uma tarefa fácil manter o seu site otimizado, um certa quantidade de regras e disciplinas no procedimento de cadastramento de produtos da sua loja virtual deve ser mantida, como resultado e recompensa o seu site terá muitos clientes e visitantes em dobro, triplo ou maior proporção. Embora todos estes passos esteja definidos isoladamente, muitos deles se correlacionam, assim, se você tiver alguma dúvida como por exemplo na escolha do domínio e empresa de hospedagem procure conversar com desenvolvedores web para ir formando suas próprias opniões sobre o que é melhor para seu negócio. SOMBRAS DA LOJA REAL Sua loja virtual será o reflexo da sua loja real e a confiança que a mesma possui, o mesmo acontece com lojas famosas e conhecidas que com o sucesso na loja física levam diversos clientes para a loja virtual. Estudo casos de sucesso, se inspire e mãos á obra!